FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – EAD
UNIDADE PEDAGÓGICA DE ITAETÊ
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR
NO ENSINO FUNDAMENTAL I
PARCERIA ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA
Itaetê-Ba
2011
Veraildes Conceição dos Santos
PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR
NO ENSINO FUNDAMENTAL I
PARCERIA ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA
Projeto de Estágio apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia/7º período, como parte de exigência da disciplina Estágio Supervisionado III no Ensino Fundamental I sob a tutoria, de Handherson Leylton Damasceno Costa.
Itaetê-Ba
2011
SUMÁRIO
· Apresentação.......................................................... 04
· Objetivos.................................................................. 06
· Justificativa.................................................................07
· Cronograma...............................................................08
· Recursos.....................................................................09
· Avaliação.....................................................................10
· Referências..................................................................11
APRESENTAÇÃO
No processo educativo a relação família e escola é fundamental. Entretanto, na nossa sociedade, nem sempre essa relação se completa. Pelo contrário, é comum a escola se queixar da ausência da família e vice-versa. Nesse Projeto, busco refletir melhor essa relação e fornecer contribuições para repensar esta inclusão, de tal forma que família e escola trabalhem conjuntamente numa parceria eficaz.
Este projeto tem como finalidade refletir melhor a relação entre escola e família além de fornecer contribuições para melhoria neste contexto. Será realizado na Escola Municipal Eraldo Tinôco, situada no Distrito de Rumo, Município de Itaetê BA, na rua Edgard Santos, S/N, durante o oitavo período do corrente ano.
Sabemos que família e a escola formam uma equipe. É essencial que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalvo que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor. É importante que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
A escola precisa cumprir a proposta pedagógica apresentada para os pais, sendo coerente nos procedimentos e atitudes do dia-a-dia; Propiciar ao aluno liberdade para manifestar-se na comunidade escolar, de forma que seja considerado como elemento principal do processo educativo; Receber os pais com prazer, marcando reuniões periódicas, esclarecendo o desempenho do aluno e principalmente exercendo o papel de orientadora mediante as possíveis situações que possam vir a necessitar de ajuda; Abrir as portas da escola para os pais, fazendo com que eles se sintam à vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras que a escola oferecer, aproximando o contato entre família-escola;
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Contudo a parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL:
· O propósito é que essa parceria entre escola e família se construa através de uma intervenção planejada e consciente, em que a escola, tanto quanto a família possa criar espaços de reflexão e experiências de vida numa comunidade educativa, estabelecendo acima de tudo a aproximação entre ambas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
· Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
· Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros;
· Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
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JUSTIFICATIVA
A implicação e a participação da família no ambiente escolar nos dias contemporâneos são consideradas artifício importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.
O espaço escolar tem sem dúvida, uma função formidável, a educadora. Por isso se faz imprescindível que a família procure seguir o desenvolvimento da criança em todo o seu procedimento de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.
O espaço escolar tem sem dúvida, uma função formidável, a educadora. Por isso se faz imprescindível que a família procure seguir o desenvolvimento da criança em todo o seu procedimento de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.
A escola foi criada para servir à sociedade. Por isso, ela tem a obrigação de prestar contas do seu trabalho, explicar o que faz e como conduz a aprendizagem das crianças e criar mecanismos para que a família acompanhe a vida escolar dos filhos. "Os educadores precisam deixar de lado o medo de perder a autoridade e aprender a trabalhar de forma colaborativa", afirma Heloisa Szymanski, do Departamento de Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
"O papel do pai e da mãe é estimular o comportamento de estudante nos filhos, mostrando interesse pelo que eles aprendem e incentivando a pesquisa e a leitura", diz Antônio Carlos Gomes da Costa, pedagogo mineiro e um dos redatores do ECA (leia sobre o que a família pode fazer para ajudar na Educação dos filhos no quadro abaixo). Para isso, é preciso orientar os pais e subsidiá-los com informações sobre o processo de ensino e de aprendizagem, colocá-los a par dos objetivos da escola e dos projetos desenvolvidos e criar momentos em que essa colaboração possa se efetivar.
Quando o assunto é aprendizagem, o papel de cada um está bem claro - da escola, ensinar, e dos pais, acompanhar e fazer sugestões. Porém, se o tema é comportamento, as ações exigem cumplicidade redobrada. Ao perceber que existem problemas pessoais que se refletem em atitudes que atrapalham o desempenho em sala de aula, os pais devem ser chamados e ouvidos, e as soluções, construídas em conjunto, sem julgamento ou atribuição de culpa. "Um bom começo é ter um diálogo baseado no respeito e na crença de que é possível resolver qualquer questão".
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CRONOGRAMA:
Data | Atividade Proposta | Desenvolvimento | Duração | Recurso | |
19/10/2011 | Observação: Observar a Instituição de forma geral – organização, relações interpessoais, concepção pedagógica, recursos didáticos, etc. | - Apresentar-se na Instituição, observar a estrutura física da mesma, fazendo registros, solicitar esclarecimentos sobre aspectos do regimento escolar, abrir espaço para saber os instrumentos de avaliação e sua concepção pedagógica tanto quanto a concepção de educação que sustenta a proposta pedagógica da escola e os recursos didáticos que a mesma possui. - Realizar entrevistas com coordenador/gestor. | 4 horas | Caderno de anotações, lápis, caneta, câmera digital. | |
20/10/2011 | Observação: Conhecer a atuação do gestor/coordenador) da Instituição de Ensino. | Dialogar com a gestora/coordenadora, com o propósito de conhecer a sua atuação na Unidade de Ensino, como também de forma a analisar os projetos que estão sendo trabalhados e/ou propostos a trabalho na escola qual a participação da família juntamente com o corpo escolar. | 4 horas | ||
21/10/2011 | Observação: Acompanhar corpo discente e docente. | Acompanhar a chegada dos alunos na instituição, se chegam na companhia de um responsável, possível classe econômica, se portadoras necessidades físicas. Dirigir-se às salas de aula para acompanhar o desempenho dos docentes e discentes e a relação professor-aluno. | 4 horas | Caderno de anota-ções, caneta, lápis e borracha. | |
24/10/2011 | Co-participação | Acompanhar planejamentos junto com o coordenador e docentes do Ensino Fundamental I, compartilhando saberes, demonstrando interesse e conhecimento. | 4 horas | Projetos didáticos, caderno de anotações, papel ofício, lápis, borracha, apontador, livros didáticos. | |
25/10/2011 | Co-participação | Acompanhar planejamentos junto com o coordenador e docentes da Educação Infantil, compartilhando saberes, demonstrando interesse e conhecimento. | 4 horas | Projetos didáticos, caderno de anotações, papel ofício, lápis, borracha, apontador, livros didáticos. | |
26/10/2011 | Co-participação Preparação dos materiais e da Unidade de Ensino para a eleição do Conselho Escolar. | Junto com diretor, coordenador e secretário, preparar a escola para a eleição do Conselho Escolar, como também urnas e fichas que serão utilizadas. | 4 horas | Materiais disponibilizados na escola que forem utilizados na eleição. | |
27 e 28/10/2011 | Co-participação Eleição do Conselho Escolar. | Recepcionar os candidates para esta eleição, assim como os votantes de forma acolhedora. | 8 horas | Caderno de anotações e lápis. | |
01 e 03 de Novembro de 2011 | Elaboração de Projetos focando na Educação Infantil | Participar de momentos juntamente com o Coordenador e ou Gestor (que será o Coordenador/Gestor Supervisor do Estágio Supervisionado III) onde o aluno estagiário possa compartilhar suas percepções, planejamen- tos, atividades e experiências pedagógi- cas na elaboração de Projetos Didáticos que venham favorecer na aproximação das famílias dos pequeninos à escola. | 4 horas | Caderno de anotações, lápis, caneta, borracha, papel ofício, livros didáticos e computa- dor. | |
04 e 07 de Novembro de /2011 | Elaboração de Projetos focando no Ensino Fundamental I. | Participar ativamente de momentos juntamente com o Coordenador e ou Gestor (que será o Coordenador/Gestor Supervisor do Estágio Supervisionado III) onde o aluno estagiário possa compartilhar suas percepções, planejamen- tos, atividades e experiências pedagógi- cas na elaboração de Projetos Didáticos que venham favorecer na aproximação das famílias dos pequeninos à escola. | 4 horas | Caderno de anotações, lápis, caneta, borracha, papel ofício, livros didáticos e computa- dor. | |
08/11/2011 | Pasta Literária | Informar à turma como será desenvolvido o trabalho e apresentar a pasta literária. Oferecer às crianças a oportunidade de escolher um livro de literatura infantil e levar a pasta literária para casa. Dentro da pasta contém uma ficha de leitura que a criança deve preencher, com ajuda da família. Após a leitura e o reconto da história, a criança vai descobrir a forma mais criativa de apresentá-lo para os colegas de classe no dia da aula de literatura, onde poderá trazer à sala integrantes de sua família, especialmente os pais. Além de despertar o gosto pela leitura, o projeto vem auxiliando no processo de interpretação e escrita dos alunos. | (4 horas) Esta ativida- de ainda poderá ser desenvol- vida uma vez por semana no decorrer do ano letivo. | Pasta literária livros de literatura infantil, e ficha de leitura. |
09/11/11 | Dia de salão de beleza. | Informar às turmas que as mães de muitos deles ou outros responsáveis, estarão juntamente com comunidade escolar proporcionando a todos da escola um dia de salão de beleza. Oferecer às crianças a oportunidade de escolher o que deseja fazer: escova, prancha, aplicação de gel no cabelo, maquiagem, manicure, pedicure, etc. Organizar a Unidade de Ensino para atender a todos. Enquanto uns alunos estão sendo atendidos, outros assistem DVD infantil no data show e/ou participam de jogos e dinâmicas. | Esta ativida-de será desenvolvida no total de 08 horas. | Convites para os pais e responsáveis, secadores, pranchas, produtos capilares e de pele, acessórios de manicure e pedicure, DVDs infantis e data show e jogos interativos. | ||||||
10/11/2011 | Contação de histórias. | Receber as crianças juntamente com seus responsáveis na Unidade de Ensino, a qual estará organizada (com cartazes e livros)de forma a acolher todos e aconchegante para o momento. Oferecer aos presentes a oportunidade de ouvir histórias contadas pela professora, fazendo uso de fantoches e roupas para caracterizar os personagens. Os profissionais da escola terão o apoio de voluntários( que podem ser os pais das crianças e/ou responsáveis) nas apresentações, já que as histórias (Os Músicos de Bremen, A Bela e a Fera, A Pequena Polegar e Peixe Tumbador) a serem contadas possuem mais de um personagem. Após a contação de histórias todos irão deliciar a uma torta doce dedicada à parceria escola e família. | Será desenvolvida em 8 horas. | Livros de histórias, cartazes( piloto, cartolina, emborrachados, fantoches, cabine para apresentação, roupas para caracterização de personagens | ||||||
11/11/2011 | Elaboração do relatório de estágio | Elaborar o relatório de contendo as experiências vividas durante o estágio supervisionado. | Tempo estimado: 4 horas. | Caneta, papel ofício, caderno, lápis, borracha, computador e livros. | ||||||
Carga horária total | 64 horas | |||||||||
RECURSOS
Pessoal –
Docentes, gestores, coordenadores, discentes e participação das famílias.
Transporte –
Material permanente –
Computador, data show, microfone, papel, caneta, lápis, borracha, oficio, livros de histórias, convites, secadores, pranchas, produtos capilares e de pele, acessórios de manicure e pedicure, jogos interativos, DVDs infantis e data show, pasta literária, ficha de leitura, cartazes( piloto, cartolina, emborrachados), fantoches, cabine para apresentação, roupas para caracterização de personagens.
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AVALIAÇÃO:
· A avaliação será a partir da aproximação das famílias junto à escola e vice versa de forma a acrescentar cada vez mais, proporcionando uma educação de qualidade, destacando o valor do diálogo dentro da escola e em casa, onde possa ser visível companheirismo, solidariedade, respeito e cooperação nos profissionais da instituição escolar, nas famílias e consequentemente nos discentes, promovendo assim uma integração que venha refletir no bom rendimento escolar dos mesmos.
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REFERÊNCIAS:
Castro, Jane Margareth e Pergatthieri, Marilza (ORGS). Interação escola família, Subsídios para práticas escolares. 2010.
PAES DE CARVALHO, Cynthia. A educação na rua e a escola.
JARES, X. (2007). Pedagogia da Convivência. Porto: Profedições;
MAGALHÃES, M. (2007). Modelo de Colaboração Jardim de Infãncia/Famíllia. Lisboa: Instituto Piaget, Horizontes Pedagógicos.
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