quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Agentes Leitores - Mala Literária


Leitura na comunidade
Turma: 4º único
Professora: Veraildes C. dos Santos
Colégio Municipal Eraldo Tinôco


Agentes Leitores

Muitos adultos não gostam de ler, porque não foi desenvolvido neles o hábito e o prazer pela leitura, daí a importância da mesma ser vista como fonte de fruição e prazer.
O trabalho com a literatura, o brincar de faz-de-conta é necessário porque imitar diferentes situações permite-nos construir nossa história de vida e outras pequenas histórias, além de participar de atividades de curta duração que envolve tanto o coletivo, com momentos de negociações e limites, permitindo-lhe, assim, maior descontração e autonomia.
Designado “Mala Literária” esta ação foi realizada na turma do 4º ano único com a professora Veraildes Conceição dos Santos no Colégio Municipal Eraldo Tinôco. O projeto constituiu-se basicamente em: a cada quinzena a turma vai com a mala para as ruas do nosso bairro (Rumo)  juntamente com livros de literatura. O propósito é levar a leitura para as pessoas da comunidade, já que muitas delas estão bem distantes desse mundo mágico da leitura. Ao retornar à escola, os alunos com a professora abrem um espaço para refletir sobre o passeio com a mala, dos momentos mais importantes desta construção, da forma em que fomos recebidos pelas pessoas da comunidade em suas casas, etc. O que uniu os responsáveis ao projeto engajando-os no mesmo.
Além de estimular para a alfabetização e criar o hábito e o gosto pela boa leitura o projeto desenvolveu a linguagem oral das crianças ampliando seu vocabulário, entrosou a classe que aprendeu a trabalhar em grupo, ampliou o conhecimento do mundo das mesmas que ainda aprendem a confrontar realidade e fantasia.
O projeto Mala Literária está sendo trabalhado neste grupo a aproximadamente dois anos, e, só agora no mês corrente é que está sendo substituído pela Pasta Literária. Foi questionado aos alunos do grupo que mais gostaram na Mala e o que esperam da Pasta Literária:
Isaías – 10 anos: “Com certeza sentiremos falta da Mala Literária por que este trabalho estava ajudando tanto a nós mesmos assim como ao povo da nossa comunidade. Ainda acho que a Pasta Literária será tão boa quanto a Mala por que não há nada melhor que ler para outras pessoas, histórias divertidas, principalmente para pessoas idosas, pois, elas valorizam muito.”

Camila – 09 anos: “Eu achei muito importante a Mala Literária por que a gente pode aprender muito, é gratificante ler para os mais velhos. A cada passeio que fazíamos conhecíamos histórias e autores diferentes, aumentando o nosso repertório. Imagino que a Pasta Literária possa trazer novos livros, novos autores e mais conhecimento para a minha vida.”

Depoimentos como estes é que me impulsiona a investir cada vez mais no desenvolvimento dos “meus” alunos.
Através da fantasia a criança compensa as pressões de sua vida e por serem otimistas e transmitirem uma mensagem de felicidade e realização, se aproximam da realidade das mesmas. As histórias educam e estimulam o desenvolvimento da atenção, da imaginação, observação, memória, reflexão e linguagem.
Enfim, o professor com sua criatividade, inteligência e imaginação saberá dar toques de entusiasmo às histórias, penetrando no mundo da fantasia que as crianças possuem, já que ele é considerado o marco inicial da personalidade da Educação. Este deve procurar desenvolver seu trabalho com atividades que a partir de leituras do mundo, coloquem os educandos em contato com a leitura e a escrita, favorecendo condições ideais para o crescimento do conhecimento e prazer em estar inserido no mundo mágico da leitura.

“Um país se faz com homens e livros.” (Monteiro Lobato)


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